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Ezequiel 2.2-5

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Ezequiel 2.2-5

Mensagem por crscapixaba-admin em Qui Jul 05, 2012 11:50 am

Ezequiel 2.2-5






Estimada Comunidade!
Um
profeta conta a história de sua vocação. Diz que certo dia ouviu uma
voz que o mandou colocar-se em pé. Foi um acontecimento estranho.
Ezequiel sente que o Espírito de Deus toma conta dele. Há certo mistério
em torno desse episódio que foge à nossa compreensão. Mas para Ezequiel
o significado não deixa dúvidas. "Filho do homem, eu te envio aos
filhos de Israel..." É isso o que ele ouve, é isto o que ele entende, é
isto o que ele deve fazer. Deus o manda aos filhos de Israel para
lembrá-los de seus compromissos. Ezequiel recebe o mandato de ser um
enviado de Deus, sim, de ser um vigia como se lê um pouco mais adiante.
Ele deve cuidar para que o povo não desvie do caminho, caia na armadilha
de outras divindades e acabe se esquecendo de seu Deus e Senhor.
Ezequiel é chamado para ser profeta.
Nós
conhecemos as circunstâncias. Ezequiel atuou entre os anos de 593 a 571
antes de Cristo, mais ou menos. Naquele tempo existia uma comunidade
judaica na Babilônia composta por pessoas deportadas para aquele lugar
pelo rei Nabucodonozor. Este havia conquistado a Judéia e sua capital
Jerusalém e levado cativo um forte contingente da população. O exílio
era o castigo para a rebelião contra o jugo babilônico. A este povo que
vive em terra distante Deus envia seu profeta. É claro que o mundo pagão
representasse um perigo para a fé dos "filhos de Israel". A tentação de
abraçar outros credos era grande. O pluralismo religioso confundia as
mentes e levantava a pergunta pela utilidade da fé tradicional. Vale a
pena continuar crendo no Deus criador de céus e terra, libertador da
escravidão do Egito? O exílio significava para o povo de Israel uma
enorme crise. Ezequiel recebe a incumbência de ser vigia dessas pessoas e
de conduzi-las nos trilhos da verdadeira e autêntica fé.
A
nossa situação é outra. Nós não vivemos em exílio, e são outros os
desafios com os quais nos defrontamos. Qual é o interesse que temos na
vocação de Ezequiel dois mil e quinhentos anos mais tarde? Ora, porque
Deus necessita de profetas também no Brasil, no mundo globalizado, em
pleno século 21. Ele precisa de pessoas que se sabem comprometidas com a
tarefa de divulgar sua palavra, de fazer valer a sua vontade, de ser
seu porta-voz. E ele continua chamando gente para tanto. Isto nem sempre
acontece de forma espetacular como no caso da vocação de Ezequiel. As
vocações de Deus podem ser sigilosas, acontecer sob circunstâncias
absolutamente normais, atingir todas as pessoas. Sim, este último
aspecto me parece ser particularmente importante: Não é necessário
aguardar um "convite especial" de Deus à semelhança daquele que foi
dirigido a Ezequiel. Também tais vocações acontecem, sim. Mas elas serão
exceções. Normalmente Deus chama as pessoas pelo evangelho que ouvimos
no culto. Ele chama pelo batismo, pelo ensino, pela leitura da Bíblia e
por outros meios. Jesus nos convoca para sermos seus discípulos. E todo
discípulo de Jesus não deixa de ser a seu modo um profeta. A tarefa de
anunciar a vontade de Deus e de propagar a sua palavra é incumbência de
todos os cristãos.
"Filho do homem..." "Homem
mortal..." "Filha de Deus... eu te envio como minha mensageira." É isto o
que esse texto do livro de Ezequiel nos diz. Vai, faze valer os
direitos de Deus neste mundo, lembra a todas as pessoas as maravilhas
divinas, insiste na responsabilidade que o ser humano tem perante o
Senhor do universo. Espalha a fé, planta o amor, semeia esperança. Ser
profeta não é privilégio de uns poucos. É mandato da igreja de Jesus
Cristo em seu todo e de cada um de seus membros. É verdade que a função
profética exige pessoas especialmente preparadas. Por isto a IECLB forma
pastores, catequistas, diáconos e outros obreiros. Nós falamos em
ministérios. Mas seria trágico, se o ministério desincumbisse os membros
das comunidades de suas responsabilidades. Aliás, é verdade que
precisamos de mais obreiros. Faltam obreiros na seara do Senhor. Por
isto aproveito a oportunidade para convidar a ajudar na motivação de
jovens a seguir essas carreiras. Mas como eu já disse: "Profetizar", ou
seja, assumir a causa do evangelho e dar testemunho dele é tarefa
inerente ao ser cristão como tal. Assim como existe um sacerdócio geral
de todos os crentes, assim existe também um encargo profético de todos
os crentes.
É preciso admitir que esse encargo às
vezes é ingrato. O próprio Ezequiel é alertado quanto a isto. Essa
gente para a qual Deus o manda é "obstinada de coração", é gente rebelde
contra Deus, teimosa, cabeçuda, desrespeitosa. O pessoal não quer ouvir
falar de Deus. Viver sem ele é bem mais cômodo. Hoje se afirma: "Não
creio em Deus e sou feliz." Claro! Deus só atrapalha. É muito mais fácil
não se importar com ele e com os seus mandamentos. Então somos os donos
do nosso nariz, somos donos do mundo. Como reagir ao flagrante
desinteresse pela religião que parece estar crescendo na sociedade
secularizada? No Jornal "Zero Hora" de 26 de junho deste ano encontrei
uma charge muito interessante de "Marco Aurélio". Mostrava a estátua de
Cristo no Corcovado. E Deus pergunta: "Filho, como foi a remodelação no
mundo que criei na Rio+20?" E Jesus Cristo responde: "Não sei! Não fui
convidado."
Pois é! As pessoas gostam de fazer as
coisas sem Jesus Cristo, sem Deus. O que prevaleceu na Rio+20 foram os
interesses humanos, os dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, os
do mercado e o jogo político. Nessas condições o bem do meio ambiente, o
bem da criação de Deus passa a ser secundário. É consenso que na Rio+20
os avanços foram extremamente modestos. Com isto eu não quero dizer que
uma cúpula como essa do Rio de Janeiro deva transformar-se em evento
religioso. Não! Nós podemos e devemos tratar da preservação da natureza
em termos muito humanos, ditados pelo bom senso e pela sabedoria. Mas o
que não pode faltar é a vontade de cuidar do que recebemos como dom e
por cuja sustentabilidade nós somos responsáveis. No jogo dos interesses
profetas têm a tarefa de manifestar os interesses de Deus. É nesse
sentido que Deus não pode faltar entre os convidados numa promoção como a
Rio+20. Nesse mesmo sentido ele não pode faltar na política, no
trabalho do Congresso Nacional, na indústria, no mundo das finanças, na
nossa vida profissional, enfim em todas as atividades humanas. Em
nenhuma esfera os "interesses de Deus" deveriam ser ignorados. A
ditadura dos interesses humanos leva o mundo à ruína.
Com
isto eu já disse que a função profética é fundamental para a saúde da
sociedade humana. Não raro os profetas têm dúvidas quanto ao sentido de
sua vocação. Eu já disse que a tarefa às vezes é ingrata. Às vezes
profetas sofrem sob o seu mandato. Assim aconteceu com Jeremias, Amós
além dos tantos outros, inclusive Ezequiel. O próprio Jesus Cristo
sofreu por causa disto. Acabou martirizado. Creio que também nós
compartilhamos às vezes deste mal estar. Faz sentido ser pastor ou
pastora, faz sentido ser obreiro ou obreira da IECLB, faz sentido ser
cristão? As pessoas não gostam de ser contrariadas em seus interesses.
São teimosas, cabeçudas, não podendo nem nós mesmos nos excluir. Deus
nem sempre é lembrança cômoda. E, no entanto, essa lembrança é altamente
salutar. Deus sempre tem em vista o bem da criatura. Assim o povo de
Israel o experimentou no exílio milênios atrás, assim a igreja de Jesus
Cristo o viu confirmado em sua história, assim creio que também nós
individualmente o podemos testificar. A palavra de Deus pode doer. Mas
ela sempre faz bem, assim como um bom remédio. Ser profeta é tarefa às
vezes ingrata, sim. Mas eu não hesito em acrescentar que ela sempre é
gratificante. Ela traz alegria pelos efeitos positivos que produz.
"Filho
do homem, filha de Deus, eu te envio ao meu povo." São palavras
dirigidas também a nós, membros da IECLB, cristãos, cidadãos
brasileiros. Campos de atividade não faltam. É grande a necessidade que o
mundo atual tem de profetas. Ou para dizê-lo em outros termos: É grande
a necessidade que o mundo tem de gente engajada na causa de Deus. Gente
assim não vai pensar apenas no seu próprio proveito, vai pensar no bem
da coletividade, da natureza, no próximo ao lado. E Deus promete bênção a
quem assim pensa. Toda a sociedade vai se beneficiar. O texto de hoje
nos convida a fazer parte destes benfeitores da humanidade. Ele nos
lembra de nossa vocação profética.
Amém!


Prof. Dr. Gottfried Brakemeier
Nova Petrópolis, RS, Brasil
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