Cristão Luterano
Bem-vindo Visitante!

IMPORTANTE! LEIA!

Faça seu cadastro e tenha liberdade para ler todos os tópicos do fórum Cristão Luterano. Aproveite o cadastro para conhecer e aprender.

_________________________
crscapixaba-admin
ADMINISTRADOR





Leia as CONDIÇÕES E REGRAS do Fórum:




Participe do fórum, é rápido e fácil

Cristão Luterano
Bem-vindo Visitante!

IMPORTANTE! LEIA!

Faça seu cadastro e tenha liberdade para ler todos os tópicos do fórum Cristão Luterano. Aproveite o cadastro para conhecer e aprender.

_________________________
crscapixaba-admin
ADMINISTRADOR





Leia as CONDIÇÕES E REGRAS do Fórum:


Cristão Luterano
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Jeremias 1.4-10
joão - João 14.1-12 - prédica I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 5:23 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 4.14-21
joão - João 14.1-12 - prédica I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 5:15 pm por crscapixaba-admin

» 1 Coríntios 12.1-11
joão - João 14.1-12 - prédica I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 5:12 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 2.15-21
joão - João 14.1-12 - prédica I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 4:58 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 3.15-17, 21-22
joão - João 14.1-12 - prédica I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 4:44 pm por crscapixaba-admin

» Sofonias 3.14-20
joão - João 14.1-12 - prédica I_icon_minitimeSex Dez 14, 2012 9:26 am por crscapixaba-admin

» 1 Tessalonicenses 3.9-13
joão - João 14.1-12 - prédica I_icon_minitimeQua Nov 28, 2012 9:32 am por crscapixaba-admin

» Marcos 13.1-8
joão - João 14.1-12 - prédica I_icon_minitimeTer Nov 20, 2012 10:05 am por crscapixaba-admin

» 1 Reis 17.8-16
joão - João 14.1-12 - prédica I_icon_minitimeSex Nov 09, 2012 4:02 pm por crscapixaba-admin

Tópicos mais ativos

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 191 em Qua Abr 07, 2021 3:39 am

João 14.1-12 - prédica

Ir para baixo

joão - João 14.1-12 - prédica Empty João 14.1-12 - prédica

Mensagem por crscapixaba-admin Sex maio 13, 2011 11:10 pm





5º Domingo da Páscoa, 20.04.2008

João 14:1-12, Horst R. Kuchenbecker

Jesus conforta os seus discípulos

João 14:1-12: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai".

Uma despedida, por mais alegres e promissores que sejam as razões, sempre tem o seu lado difícil. Vemos isto nas rodoviárias e aeroportos.

Pois o evangelho de hoje nos mostra como Jesus preparou os seus discípulos para sua despedida. Era uma quinta-feira santa à noite. Após a instituição da Santa Ceia Jesus lhes transmitiu sua mensagem de despedida. Ele preparou seus discípulos para o que iria acontecer e porque que isso teria que acontecer.

Eles na verdade não o compreenderam. Mais tarde o iriam compreender. Ele lhes mostrou também qual seria a missão deles depois destes acontecimentos. Por tudo isso importava agora que ele fosse para o Pai.

1. Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim - Tudo o que Jesus lhes contou naquela quinta-feira à noite, deixou os discípulos profundamente conturbados. Sua morte, sua ressurreição, sua partida. Não puderam compreender, nem captar.

Por isso Jesus lhes disse: Não se turbe o vosso coração. Não fiquem espantados e perturbados. Vai parecer como se Deus tivesse perdido o controle sobre a situação. Mas tenham confiança em Deus Pai. Ele está no comando. Creiam em Deus e creiam também em mim, porque eu e o Pai somos um. Tudo o que está por acontecer acontece conforme a determinação do Pai com o propósito da salvação da humanidade, por isso:

2. Pois vou preparar-vos lugar - Tudo que estava por acontecer na Sexta-feira Santa, no sábado de Aleluia e na Páscoa, faz parte do amor de Deus pela humanidade. Faz parte do: Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito (Jo 3.16); a saber, entregá-lo à morte, morte expiatória em favor de toda a humanidade.

Por sua morte, pelo derramar do seu sangue, ele abriu a porta do céu para a humanidade perdida. Para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Jesus é a propiciação pelos pecados da humanidade (1 Jo 4.10).

Importa, então, que ele suba ao Pai para ser ali o nosso intercessor junto ao Pai. O apóstolo João escreve: Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo (1 João 2:1 RA). Jesus é nosso advogado junto ao Pai.

E ele assegura aos seus discípulos: Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. E há muitos lugares mesmo, pois Deus amou o mundo. Ele gostaria que todos fossem para lá. Que todos chegassem à fé.

Por isso mandou pregar o evangelho a todo o mundo. No céu há lugar para todos. Mas, aqueles que rejeitam o amor de Deus revelado em Cristo, não se arrependem e não crêem, infelizmente, permanecem fora.

3. Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? - Nem podiam imaginar. Jesus os consola e lhes diz: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Ele não é um caminho entre muitos outros. Ele é o caminho, isto é, o único. Muitos ainda pensam que assim como "todos os caminhos levam para Roma", todos os caminhos levam para o céu. Não. Jesus é o único caminho. Fora dele não há nenhum outro caminho para o céu.

Este caminho nos é mostrado por sua palavra que nos chama ao arrependimento e à fé na graça de Cristo. Esta é a verdade na qual podemos confiar. E quem confia em Cristo, tem a vida. O apóstolo João escreveu: Aquele que tem o Filho tem a vida (1 Jo 5.12).

Pelo confiar na graça de Cristo temos o perdão, a reconciliação com Deus Pai, a comunhão com Deus Pai, a adoção de filhos e herdeiros da vida eterna.

E como filhos de Deus pela fé, Jesus nos entregou uma missão aqui na terra: pregar o evangelho a toda criatura, isto é, fazer tudo o que é possível para que o evangelho seja anunciado até que ele venha.

4. E Jesus acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. Que obras maiores são estas?

A missão de Jesus foi limitada à terra de Israel. Ele disse: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 15.24). Mas os seus discípulos ele os enviou ao mundo, a todas as nações: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações (Mt 28.19).

O apóstolo Paulo, por exemplo, subiu na Europa até a Espanha e talvez ainda mais acima. Outros apóstolos foram para terras distantes como a África a Índia, etc. Estas são as obras maiores. E Jesus, que lhes havia prometido: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos, o comprovou, como o comprova até hoje. Pois, as palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.

Pessoas são convertidas, missionários são milagrosamente protegidos, amparados e guiados. Neste trabalho queremos participar alegremente, louvando, proclamando e participando com nossos dons, tempo e bens. Amém.



Horst R. Kuchenbecker
São Leopoldo, RS ? Brasil
E-Mail: horstkuchenbecker(at)gmail.com
crscapixaba-admin
crscapixaba-admin
Admin

Masculino Pontos : 1051
Reputação : 0
Data de nascimento* : 17/06/1986
Data de inscrição : 16/03/2011
Idade : 37
Residência* Residência* : Jaraguá do Sul - SC

https://cristaoluterano.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos