Cristão Luterano
Bem-vindo Visitante!

IMPORTANTE! LEIA!

Faça seu cadastro e tenha liberdade para ler todos os tópicos do fórum Cristão Luterano. Aproveite o cadastro para conhecer e aprender.

_________________________
crscapixaba-admin
ADMINISTRADOR





Leia as CONDIÇÕES E REGRAS do Fórum:




Participe do fórum, é rápido e fácil

Cristão Luterano
Bem-vindo Visitante!

IMPORTANTE! LEIA!

Faça seu cadastro e tenha liberdade para ler todos os tópicos do fórum Cristão Luterano. Aproveite o cadastro para conhecer e aprender.

_________________________
crscapixaba-admin
ADMINISTRADOR





Leia as CONDIÇÕES E REGRAS do Fórum:


Cristão Luterano
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Jeremias 1.4-10
quaresma - Quarto domingo da Quaresma - liturgia I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 5:23 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 4.14-21
quaresma - Quarto domingo da Quaresma - liturgia I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 5:15 pm por crscapixaba-admin

» 1 Coríntios 12.1-11
quaresma - Quarto domingo da Quaresma - liturgia I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 5:12 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 2.15-21
quaresma - Quarto domingo da Quaresma - liturgia I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 4:58 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 3.15-17, 21-22
quaresma - Quarto domingo da Quaresma - liturgia I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 4:44 pm por crscapixaba-admin

» Sofonias 3.14-20
quaresma - Quarto domingo da Quaresma - liturgia I_icon_minitimeSex Dez 14, 2012 9:26 am por crscapixaba-admin

» 1 Tessalonicenses 3.9-13
quaresma - Quarto domingo da Quaresma - liturgia I_icon_minitimeQua Nov 28, 2012 9:32 am por crscapixaba-admin

» Marcos 13.1-8
quaresma - Quarto domingo da Quaresma - liturgia I_icon_minitimeTer Nov 20, 2012 10:05 am por crscapixaba-admin

» 1 Reis 17.8-16
quaresma - Quarto domingo da Quaresma - liturgia I_icon_minitimeSex Nov 09, 2012 4:02 pm por crscapixaba-admin

Tópicos mais ativos

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 191 em Qua Abr 07, 2021 3:39 am

Quarto domingo da Quaresma - liturgia

Ir para baixo

quaresma - Quarto domingo da Quaresma - liturgia Empty Quarto domingo da Quaresma - liturgia

Mensagem por crscapixaba-admin Qui Mar 24, 2011 9:47 pm







4º Domingo da Quaresma
– CELEBRAÇÃO PARA O DOMINGO LAETARE –

03 de abril de 2011



PREPARAÇÃO: O ambiente para a meditação poderá ser preparado com um pequeno altar. Sugere-se que nele estejam presente: a bíblia, cruz, duas ou três velas e flores.

LIDER: ACOLHIDA – Desejamos a todos os participantes as boas vidas! Que bom que vocês vieram celebrar mais este encontro da paixão. Inicialmente saudamos a todos com as palavras de João 3.14-15: “Assim como Moisés, no deserto levantou a serpente numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna.” Levantar e erguer é uma grandiosa ação. Só podem realizar tal tarefa quem possui força, coragem e boa direção (noção do ambiente e do espaço). Em conjunto, ergamos nossas vozes ao Senhor, pedindo-lhe:
TODOS: “Luz de Deus, Inunda a terra, visita nossos corações e permanece sempre conosco.”

HINO: Enquanto acendemos as velas que estão sobre o altar (alguém do grupo pode fazê-lo!), convido a comunidade a cantar o hino 209 HPD1.
LIDER: SAUDAÇÃO TRINITÁRIA – Neste encontro de quaresma, aqui nos reunimos em nome e na presença de Deus Pai, que age como uma mãe bondosa em nossas vidas e no mundo; do Filho, Jesus Cristo, que nos trouxe a vitória sobre o mal; e do Espírito Santo, força esta que renova a nossa vida e nos enche de luz. Ficamos, portanto, aqui reunidos em nome e na presença de Deus Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
LIDER: Convido a lermos o Salmo 23, como segue:
CRIANÇAS E JOVENS: O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.
MULHERES: Ele me faz descansar em pastos verdes, e me leva a águas calmas.
HOMENS: O Senhor me dá novas forças e me guia no caminho certo, como ele mesmo prometeu.
LIDER: Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada, porque tu, estás comigo. A tua vara e o teu cajado me protegem.
MULHERES & HOMENS: Preparas um banquete para mim, onde meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até a boca.
TODOS: Certamente que a tua bondade e o teu amor estarão comigo todos os dias da minha vida. E, enquanto eu viver, a tua casa será o meu lar.

HINO: Por sobre esta palavra de Deus cantemos o hino: O Senhor é a minha força (454 HPD2)
ORAÇÃO: Deus de amor e de bondade, em verdade, por nós mesmos, não podemos compreender a salvação que tu nos dás. Tu sabes como somos fracos e limitados, diante de teus grandes feitos. Perdoa, Senhor, todas as vezes que não te invocamos como deveríamos, e quando deixamos nos envolver pelas tentações. Transforma-nos, Senhor, por meio de Tua palavra salvadora, para que assim tenhamos olhos e ouvidos para admirar e aceitar tudo aquilo que nos é incompreensível e diferente. Envolve-nos em Tua vontade, e derrama por sobre nós a tua luz; luz esta que traz sabedoria e santidade. Desperta nossa fé, para assim podermos servir-te em amor. Obrigado por Tua voz e Tua palavra, neste dia Senhor. Em nome de Jesus é que nós, ó Pai, te agradecemos e te pedimos. Amém!
LIDER: Convido agora a unir nossas vozes e ler em dois grupos da carta do apóstolo Paulo aos efésios 5. 8-14:
GRUPO 1: Porque antigamente vocês mesmos viviam na escuridão, mas, desde que se tornaram povo de Deus, estão na luz. Por isso vivam como gente que pertence à luz.
GRUPO 2: Pois a luz produz uma grande colheita de toda espécie de bondade, honestidade e verdade.
GRUPO 1: Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor.
GRUPO 2: Não participem das coisas inúteis que os outros fazem e que pertencem à escuridão. Ao contrário, tragam tudo isso para a luz.
GRUPO 1: Pois é vergonhoso até falar sobre o que eles fazem em segredo.
GRUPO 2: E, quando tudo é trazido diante da luz, então se descobre a sua verdadeira natureza.
TODOS: Porque o que é claramente revelado se torna luz. É por isso que se diz: Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará.”
HINO: 381 HPD2
LIDER: REFLEXÃO (A grosso modo, a reflexão será conduzida pelo líder e deverá ser intercalada pela leitura de alguns trechos do texto bíblico pelos leitores)
Queridos irmãos e irmãs!
Estamos chegando à páscoa. Aproximamo-nos de uma época de triunfo e de vitória. Obviamente, obtemos os aplausos após muitos esforços (uma corrida, luta...). Esta mesmo esforço se deu também com Jesus a meu e a seu favor. Muitas vezes quando nossos esforços são grandiosos, os nossos olhos conseguem enxergar apenas as lutas e os fracassos, pois já não têm mais forças para contemplar conquistas e vitórias. Assim também se deu na época de Jesus quando os discípulos olharam para Ele e toda a situação que se instalara. Provavelmente, na sexta feira santa, quando Pilatos deu ordem de crucificar Jesus, tudo parecia perdido, acabado. Afinal de contas, Jesus havia despertado esperanças como: justiça, bem estar, libertação do mal, reino próximo sem sofrimentos. Onde estaria a vitória, os aplausos? Mas outra coisa aconteceu. Jesus morreu com as palavras: "Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?" Sua morte acabou com as esperanças. Teria o mal triunfado sobre o bem? Ninguém está mais derrotado que um morto. Toda a vida de Jesus empolgava: curas, amor, acolher, mas a cruz, a morte, anularam tudo. Jesus morreu, foi sepultado. Uma pedra fecha o túmulo. Em Ef. 5 v. 14 nós lemos:
LEITOR 1: "Pelo que diz: Desperta ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará".
Há muitas pessoas que, quando o patrão não está por perto, dormem no trabalho. Algumas pessoas agem assim, também com relação à sua espiritualidade; deixando de perguntar a vontade de Deus, desatentos às coisas de Deus, incapazes de enxergar Deus. Também não querem saber de experimentar uma vida diferente! Não percebem as bênçãos de Deus, as oportunidades, o cuidado. A Bíblia nos conta que assim também muitas pessoas o fizeram: Sansão dormiu e foi traído por Dalila (Jz 16); Jonas dormiu e quando acordou o navio estava afundando (Jn 1); as dez virgens dormiram e as lâmpadas apagaram. As que tinham óleo de reserva viram o noivo chegar, as outras não (Mt 25).
LEITOR 2: Desperta ó tu que dormes
A Bíblia nos recomenda vigiar e orar para o sono não destruir a vida. Existem alguns sinais que revelam o sono de alguns cristãos mundo afora, entre eles observamos: - acomodação e satisfação com o que somos; ausência de vontade de crescer e melhorar. Se você não testemunha, não freqüenta os cultos regularmente, não tem prazer na leitura da Bíblia e na oração; não contribui além das sobras... quem sabe não é tempo de despertar? Somos responsáveis pelo mundo em que vivemos e vivemos nos frutos da luz. Se meu semelhante está com problemas, a pergunta deve ser: ‘o que posso fazer para ajudá-lo?’ E nunca: ‘como levar vantagem sobre suas dificuldades?’
Será que agindo assim, não estamos fazendo da vida uma constante tristeza e nunca uma alegria? A vida não passa a ser só luta? A fé no amor de Deus nos leva à ação, a enxergar as bênçãos de Deus. A acomodação nos leva à incredulidade. É como aquela pessoa que perde os óculos, xinga tudo e todos porque perdera seus óculos, e os óculos estivera, o tempo todo, em sua testa. Assim é a pessoa quando dorme, tem tudo na sua frente e não vê.
LEITOR 1: levanta-te de entre os mortos
O sono pela vida nos coloca no meio de defuntos. Imagine-se dormindo num IML (Instituto Médico Legal), nas gavetas refrigeradas, cercado de cadáveres. Nada agradável, não é? O sono da fé nos torna igual. Quando esfriamos a fé, em vida, já começamos a parecer um defunto.
A frieza que muitas vezes os membros do corpo de Jesus vivem, transformam o cristianismo num cristianismo semi-morto, sem gosto, sem coração, sem tempero, sem compromissos. Acorde! É tempo de despertar, de buscar, de se livrar de problemas e...
LEITOR 2:...Cristo te iluminará.
Quando estamos dormindo deixamos de receber bênçãos e impedimos que outros a recebam. Quando Lázaro morreu e Jesus pediu para que abrissem o túmulo, sua irmã Marta disse; “não Senhor, já cheira mal, mas Jesus insistiu e então disse ao morto: Venha para fora” - Jo 11.
Muitas pessoas ouvem a voz do Senhor, mas não saem dos seus lugares, ficam dentro das covas, dos seus sepulcros. Jesus quer que você se livre do sono espiritual, dos seus pecados e tenha vida nova, abundante. Não viva em um IML. Aquele que tomou você, também é o que te iluminará. Por isso Jesus ressuscitou, por isso podemos festejar a Páscoa, por isso esteja totalmente vivo. A participação somente em cultos especiais é uma grande evidência de morte espiritual, mas você pode mudar isso.
Para os discípulos, na manhã de páscoa, tudo se esclarece quando Jesus aparece vivo. A ressurreição é um mistério, que só é revelado pela fé. Jesus poderia ter reagido de outra maneira ao crime humano. Poderia ter usado de força, massacrado os soldados, implodido o Sinédrio, castigado as pessoas que gritaram:"crucifica-o"... Deus deu seu filho, não por fraqueza, mas por amor. Jesus morreu para resgatar a dignidade dos filhos de Deus, de acordá-los do sono da alma.
Que você caro irmão/ã senta-se desafiado por Jesus, para por Ele também ser resgatado e viver um cristianismo empolgante, uma vitória triunfante e uma vida abundante. Venha para fora! Pois há sempre alguém que precisa de ti:
“O mundo inteiro está cheio de pessoas.
Há pessoas caladas que precisam de alguém para conversar.
Há pessoas tristes que precisam de alguém para as confortar.
Há pessoas sozinhas que precisam de alguém para brincar.
Há pessoas fortes que precisam de alguém para fazer pensar na melhor maneira de usarem sua força.
Há pessoas habilidosas que precisam de alguém para as ajudar a descobrir a sua melhor maneira de usarem sua habilidade.
Há pessoas apressadas que precisam de alguém para lhes mostrar tudo o que não têm tempo para ver.
Há pessoas impulsivas que precisam de alguém para ajudar a não magoarem os outros.
Há pessoas que se sentem de fora e precisam de alguém para lhes mostrar o caminho de entrada.
Há pessoas que dizem que não servem para nada e precisam de alguém para ajudar a descobrir como são importantes. Precisam de alguém, talvez de você...”

(LÍDER) Oremos: Bondoso Deus, envergonhamo-nos de nossas atitudes que estão longe de tua luz. Ajuda-nos a vencer a escuridão do mundo. Faze-nos experimentar a vida plena e abundante que há em ti somente, uma vida de bondade, honestidade e verdade. Tu nos esperas, de braços abertos. Queres conceder orientação e prumo para as nossas vidas. Obrigado, pela tua luz. Que teus atos de amor nos motivem a solidariedade, para que assim só o teu poder e tua bondade tenham espaço em nossas vidas! Em nome de Cristo, nosso salvador. Amém!
HINO: 173 HPD1
ORAÇÃO FINAL: Oremos pelas situações de nosso mundo... (Após cada petição, o grupo responde cantando: Envia Teu Espírito Senhor, e renova a face da terra.)
(LEITOR 1) Deus da paz e sabedoria, enche toda a terra com tua presença renovadora. Dá que possamos ser agentes de transformação, conduzindo às pessoas que nos cercam a contemplar tua face de amor e bondade. Que possamos compartilhar o poder de Ti recebido, aperfeiçoando sempre os nossos dons, onde vivemos. Para que haja transformação e paz em nosso mundo, pedimos-te:
Grupo: Envia Teu Espírito Senhor, e renova a face da terra.
(LEITOR 2) Espírito da unidade, oramos por tua igreja. Enche teu povo com a tua luz. Onde há corrupção, torne-nos puros. Onde há erro, corrige-nos. Onde há faltas, transforme-nos. Onde há injustiça, fortalece-nos. Onde há necessidade, sustenta-nos. Onde há divisão, aproxima-nos um do outro. Por amor, compreensão e luz, pedimos-te:
Grupo: Envia Teu Espírito Senhor, e renova a face da terra.
(LEITOR 1) Ó Cristo humilhado e perseguido, zela pelas pessoas que passam a noite acordadas em vigília ou em pranto e guarda aquelas que dormem. Atende as pessoas doentes, enlutadas, que estão passando por momentos difíceis, lembramos de... e outras. Dá repouso, ó Jesus, às pessoas cansadas, conforto às sofredoras e abençoa as que estão à beira da morte. Por todos os que sofrem, pedimos-te:
Grupo: Envia Teu Espírito Senhor, e renova a face da terra.
(LEITOR 2)Deus da criação, do plantio, da produção e da colheita. Semeia em meio a este mundo a Tua Palavra. Pela presença de teu Filho, nossa luz e vida, sustenta as sementes da fé para que elas cresçam fortes e sadias. Pelo poder do Teu Espírito, ajuda-nos a ter uma colheita de fé sincera, onde todos os nossos dons sejam colocados a serviço de Tua obra salvadora. Nos momentos de tentação, faze-nos nascer para uma nova vida em Ti, ó Senhor. Na certeza de que Tu, ó Pai de amor, acolhe as nossas súplicas, oramos: Pai Nosso, que está nos céus...
(LEITOR 1 e 2) BÊNÇÃO E ENVIO: Que Deus nos acompanhe e guarde com a sua paz agora e sempre. Que nos guie e abençoe com a sua graça e proteção. Em nome do Pai do Filho e do espírito Santo. Amém!
HINO: 200 HPD1
(LEITOR 1) COMUNICAÇÕES: Próximo encontro quando e onde, que horas? Quem prepara?

Pastor Lindomar Raach, Marechal Floriano.
crscapixaba-admin
crscapixaba-admin
Admin

Masculino Pontos : 1051
Reputação : 0
Data de nascimento* : 17/06/1986
Data de inscrição : 16/03/2011
Idade : 37
Residência* Residência* : Jaraguá do Sul - SC

https://cristaoluterano.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos