Cristão Luterano
Bem-vindo Visitante!

IMPORTANTE! LEIA!

Faça seu cadastro e tenha liberdade para ler todos os tópicos do fórum Cristão Luterano. Aproveite o cadastro para conhecer e aprender.

_________________________
crscapixaba-admin
ADMINISTRADOR





Leia as CONDIÇÕES E REGRAS do Fórum:




Participe do fórum, é rápido e fácil

Cristão Luterano
Bem-vindo Visitante!

IMPORTANTE! LEIA!

Faça seu cadastro e tenha liberdade para ler todos os tópicos do fórum Cristão Luterano. Aproveite o cadastro para conhecer e aprender.

_________________________
crscapixaba-admin
ADMINISTRADOR





Leia as CONDIÇÕES E REGRAS do Fórum:


Cristão Luterano
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Jeremias 1.4-10
João 4.5-26c I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 5:23 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 4.14-21
João 4.5-26c I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 5:15 pm por crscapixaba-admin

» 1 Coríntios 12.1-11
João 4.5-26c I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 5:12 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 2.15-21
João 4.5-26c I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 4:58 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 3.15-17, 21-22
João 4.5-26c I_icon_minitimeTer Jan 29, 2013 4:44 pm por crscapixaba-admin

» Sofonias 3.14-20
João 4.5-26c I_icon_minitimeSex Dez 14, 2012 9:26 am por crscapixaba-admin

» 1 Tessalonicenses 3.9-13
João 4.5-26c I_icon_minitimeQua Nov 28, 2012 9:32 am por crscapixaba-admin

» Marcos 13.1-8
João 4.5-26c I_icon_minitimeTer Nov 20, 2012 10:05 am por crscapixaba-admin

» 1 Reis 17.8-16
João 4.5-26c I_icon_minitimeSex Nov 09, 2012 4:02 pm por crscapixaba-admin

Tópicos mais ativos

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 191 em Qua Abr 07, 2021 3:39 am

João 4.5-26c

Ir para baixo

João 4.5-26c Empty João 4.5-26c

Mensagem por crscapixaba-admin Qui Mar 24, 2011 9:24 pm







João 4.5-26, Nilo Figur


Segundo Domingo na Quaresma (Reminiscere) - 20 de Fevereiro de 2005


________________________________________
5 Ele (Jesus) chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou menos meio-dia quando Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto do poço. 7 Uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse: - Por favor, me dê um pouco de água. 8 (Os discípulos de Jesus tinham ido até a cidade comprar comida.) 9 A mulher respondeu: - O senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que o senhor me pede água? (Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos.)
10 Então Jesus disse: - Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida. 11 Ela respondeu: - O senhor não tem balde para tirar água, e o poço é fundo. Como é que vai conseguir essa água da vida? 12 Nosso antepassado Jacó nos deu este poço. Ele, os seus filhos e os seus animais beberam água daqui. Será que o senhor é mais importante do que Jacó?
13 Então Jesus disse: - Quem beber desta água terá sede de novo, 14 mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna. 15 Então a mulher pediu: - Por favor, me dê dessa água! Assim eu nunca mais terei sede e não precisarei mais vir aqui buscar água. 16 Vá chamar o seu marido e volte aqui! - ordenou Jesus. 17 Eu não tenho marido! - respondeu a mulher. Então Jesus disse: - Você está certa ao dizer que não tem marido, 18 pois já teve cinco, e este que você tem agora não é, de fato, seu marido. Sim, você falou a verdade. 19 A mulher respondeu: - Agora eu sei que o senhor é um profeta! 20 Os nossos antepassados adoravam a Deus neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde devemos adorá-lo.
21 Jesus disse: - Mulher, creia no que eu digo: chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém. 22 Vocês, samaritanos, não sabem o que adoram, mas nós sabemos o que adoramos porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem. 24 Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. 25 A mulher respondeu: - Eu sei que o Messias, chamado Cristo, tem de vir. E, quando ele vier, vai explicar tudo para nós. 26 Então Jesus afirmou: - Pois eu, que estou falando com você, sou o Messias.


Sede, Nunca Mais

Estar no lugar certo, na hora certa, é um dito comum para identificar aquela oportunidade especial, única, que pode mudar a vida de uma pessoa de forma extraordinária. É o que se poderia dizer da mulher samaritana que foi ao poço de Jacó, em busca de água, num dia comum, ao meio dia, e teve a surpresa de um encontro que transformou completamente a sua vida. E poderia se dizer que isto aconteceu porque ela estava no lugar certo, na hora certa!
Como cristãos, nós cremos que nada acontece por acaso na vida de alguém. Deus tem um propósito para nossas vidas e as dirige segundo a sua vontade e onisciência. Assim também foi com a mulher samaritana e com todos aqueles que estavam no lugar certo, na hora certa, ao se encontrarem com Jesus, ou mais precisamente, ao serem encontrados por Jesus. No caso da mulher samaritana, quem estava no “lugar errado,” na verdade era Jesus, que a exemplo dos judeus, deveria evitar aquele lugar dos inimigos samaritanos. Mas com Jesus é diferente. Ele não só derruba preconceitos e quebra barreiras construídas pelo orgulho humano, como restabelece relações que parecem impossíveis de serem reconstruídas.

Ao pedir água, Jesus desconcerta a mulher samaritana, que teve dificuldade de entender como um judeu poderia estar lhe pedindo água, alí naquele poço de Jacó. Humildemente Jesus se coloca ao nível dela e a surpreende com uma mensagem e um diálogo que mexe com a vida dela. Ao pedir água para saciar a sua sede, Jesus usa da oportunidade para lhe falar da água que sacia a sede espiritual. Uma sede que existe em todos os seres humanos, e que não pode ser saciada com a água de fontes como bens materiais, dinheiro, fama, prestígio e ambição. Ao dialogar com Jesus, a mulher samaritana é confrontada com a sua triste realidade. A lei de Deus destrói as aparências e desnuda a realidade humana decaída e as consequências do pecado. A água da vida de que Jesus estava falando só tem sentido quando a realidade da morte é percebida e reconhecida.

A mensagem de Jesus à mulher samaritana continua atual, válida e necessária no mundo moderno de hoje. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia, que tantos avanços trouxe para a humanidade nos últimos dois séculos especialmente, não conseguiu saciar a sede da alma humana, a sede da água da vida que Jesus ofereceu à samaritana e continua oferecendo hoje em sua Palavra. Os modelos econômicos e políticos não conseguiram e não conseguem resolver as injustiças sociais, as guerras, os conflitos étnicos e ideológicos, que revelam claramente as consequências da natureza humana caída em pecado. As fontes que saciam a sede do egoísmo, da inveja, do dinheiro, do poder, são fontes que levam à morte.

Os encontros com Jesus continuam hoje em outras fontes por aí. Ele continua se revelando como a água da vida eterna aos sedentos do nosso tempo. Permita-me perguntar, de que fonte vocês está bebendo? Ele continua desmascarando a realidade do pecado em nossa vida e apontando para a verdadeira fonte da água da vida. Ele continua mostrando onde esta fonte pode ser encontrada hoje: alí onde a sua Palavra é anunciada claramente, em toda a sua dimensão. Ele disse que ”a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna”. Assim como a água é fundamental para o organismo humano e a vida neste mundo, a água de Jesus é fundamental para a vida eterna. Esta água transforma e provoca uma mudança radical na vida de quem a bebe, assegurando perdão, vida eterna e salvação.

A fonte da água da vida eterna está disponível para todos. O único requisito é o reconhecimento da necessidade, da indignidade de tamanha misericórdia da parte de Deus para com a realidade trágica do pecado em nossa vida. Deus nos aceita assim como somos, não como pensamos que deveríamos ser. Apesar de a mulher samaritana se sentir indigna diante de Jesus, por sua condição de mulher, de samaritana, e de sua vida conjugal complicada, Jesus a aceitou como tal, transformando a sua vida e enchendo-a de sentido e esperança.

Herman Goeckel descreve num de seus textos a cena de um pintor da Idade Média, que estava em busca de um modêlo para uma de suas obras. Ele estava em busca de homem que expressasse a trágica degradação do ser humano. Por onde andava, estava sempre atento, em busca daquel rosto imaginário que servisse ao seu propósito como modêlo. Ao estar numa taberna certa noite, eis que entra um homem maltrapilho, sujo, cabelos desdenhados, face sombria... o seu modêlo sonhado! O pintor imediatamente foi ao encontro do recém-chegado e ofereceu-lhe um dinheiro para que servisse de modêlo. O homem aceitou a oferta e combinaram que no dia seguinte ele iria ao atelier do pintor, que estava exultante com o seu achado. Qual não foi a decepção do pintor, quando na manhã seguinte entra em seu atelier um homem barbeado, cabelos penteados, relativamente bem vestido... Oh não – disse o pintor! Eu queria você para modêlo assim como você estava!

Jesus nos aceita assim como somos. Não para sermos modêlos, mas para nos dar da água da vida e nos transformar em fontes que jorram para a vida eterna. Estar no lugar certo, na hora certa, não é um acaso!

( Textos bíblicos citados da Biblia na Linguagem de Hoje / Sociedade Bíblica do Brasil )


Nilo L. Figur
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Concordia University, Austin, TX, USA
Nilo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


crscapixaba-admin
crscapixaba-admin
Admin

Masculino Pontos : 1051
Reputação : 0
Data de nascimento* : 17/06/1986
Data de inscrição : 16/03/2011
Idade : 37
Residência* Residência* : Jaraguá do Sul - SC

https://cristaoluterano.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos