Cristão Luterano
Bem-vindo Visitante!

IMPORTANTE! LEIA!

Faça seu cadastro e tenha liberdade para ler todos os tópicos do fórum Cristão Luterano. Aproveite o cadastro para conhecer e aprender.

Leia as CONDIÇÕES E REGRAS do Fórum:

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Jeremias 1.4-10
Ter Jan 29, 2013 5:23 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 4.14-21
Ter Jan 29, 2013 5:15 pm por crscapixaba-admin

» 1 Coríntios 12.1-11
Ter Jan 29, 2013 5:12 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 2.15-21
Ter Jan 29, 2013 4:58 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 3.15-17, 21-22
Ter Jan 29, 2013 4:44 pm por crscapixaba-admin

» Sofonias 3.14-20
Sex Dez 14, 2012 9:26 am por crscapixaba-admin

» 1 Tessalonicenses 3.9-13
Qua Nov 28, 2012 9:32 am por crscapixaba-admin

» Marcos 13.1-8
Ter Nov 20, 2012 10:05 am por crscapixaba-admin

» 1 Reis 17.8-16
Sex Nov 09, 2012 4:02 pm por crscapixaba-admin

Tópicos mais ativos

Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 16 em Sab Mar 30, 2013 10:02 am

Sl71.1-6,17-19 – Jo14.1-3 - Dia do idoso

Ir em baixo

Sl71.1-6,17-19 – Jo14.1-3 - Dia do idoso

Mensagem por crscapixaba-admin em Sex Out 21, 2011 4:39 pm

Salmos 71.1-6,17-19 – João 14.1-3
Por Carlos Rominik Stur

Terceira Idade - grupo
Dia do Idoso

No dia 1º de outubro foi o dia do Idoso (foi criado o Estatuto do Idoso). Um dia especial e comemorativo dedicado aos idosos. É dia de festa, mas também é um tempo de relembrar a presença de Deus no processo da vida. Relembrar desde a juventude até a velhice a caminhada de fé com o Deus Criador.
- VOCÊ já sentiu o agir de Deus em sua vida? Ele já mudou o seu rumo, sua direção, dando-lhe esperança e conforto?
- Se você hoje escrevesse um salmo sobre tua vida, como você escreveria? - Em forma de lamento, luto e sofrimento? Gratidão e louvor? Súplicas de perdão e salvação? Ou uma expressão de fé e testemunho?
A leitura prevista para hoje é o Salmo 71. É uma SÚPLICA A DEUS, de uma PESSOA IDOSA que, apesar do medo, da adversidade, do sofrimento e da perseguição, mantém firme a sua confiança e esperança em Deus e acorre a Ele para lhe pedir ajuda e proteção.
LEITURA DE SALMO 71.1-6,17-19.
1º ponto. Esta SUPLICA expressa o sofrimento e a adversidade de uma pessoa anciã. Cf. v. 4, essa idosa sofre perseguição e adversidades e, por isso,
que ela suplica a Deus: “Livra-me das mãos do ímpio, das garras do homem injusto e cruel” (cf. v. 9-10). Ela suplica a Deus para que as pessoas maldosas, egoístas e injustas não a prejudiquem, nem a envergonhem, mas que justiça do Senhor Criador seja estabelecida. + Ela também intercede a Deus para que sua vida seja resgatada, acolhida e salva desta realidade (cf. v. 2: “Livra-me... resgata-me... salva-me”).
Na sociedade atual, envelhecer pode ser um processo carregado de medos, angústias e vazios. Contudo, podemos colocar diante de Deus tudo isso em oração. E, pedir que Ele venha intervir e o amparar nossa vida.
2º ponto. Desde a infância, ela conheceu o agir de Deus em sua vida. Nos v. 6, 17-18, a pessoa idosa expressa sua fé e seu testemunho a Deus. Ela conheceu o agir de Deus, a mão justa e bondosa que salva e perdoa.
Desde o momento que ela nasceu, Deus a acompanhou e a ensinou sua justiça. Desde o nascimento e o parto até a velhice, somente Deus deu a ela nova esperança, confiança e salvação. No v. 5 lemos: “Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus, a minha confiança desde a mocidade”.
Isto é motivo de louvor e gratidão. [[POIS, na época antiga as condições de gravidez, nascimento e parto envolviam mais perigos que os enfrentados hoje. Nascer e sobreviver, naquela época, já era um motivo especial de gratidão e louvor pela proteção do Deus Criador (Jr 1.5-7; Is 44.2,24).]]
(Rocha = este símbolo significa: proteção, força, resistência). Nos v. 1, 3, descobrimos palavras que caracterizam sua fé em Deus, como: “refugio, rocha habitável e fortaleza”. A pessoa idosa sabe que Deus é o seu refúgio e a sua rocha. Ou seja, com Deus somos mais fortes e perseverantes, temos esperança, justiça e salvação.
A. Minhas irmãs. Quais são os seus medos? O que lhes provoca temor e falta de fé? Há muitas coisas que podem abalar e afligir o nosso coração, como: o luto e a perda, a doença, a violência, os acidentes de transito, os furtos, a perversidade humana, as mentiras e as falsidades. Diante de tudo isto, onde encontramos paz e segurança? Em Deus! Em Cristo Jesus!
A paz que necessitamos procede do Filho de Deus. Ele é o nosso “refúgio, rocha habitável e fortaleza” (cf. também Sl 31, 46).
Contudo, há muitas pessoas que não buscam Jesus Cristo, mas procuram somente pelas suas bênçãos e promessas. Muitas pessoas buscam pela salvação e pela vida eterna, mas deixam de servir e seguir O doador delas, Jesus Cristo. Minhas irmãs! Onde está o teu coração e a tua fé? Onde tu tens buscado refúgio e fortaleza?
Então, ouça o que Jesus diz: “credes em Deus, crede também em mim” (Jo 14.1). É uma decisão de vida!
Ler João 14.1-2.
Em resposta ao medo e aos sofrimentos que passamos, Jesus nos promete moradia eterna. Conforme Jo 14.2, Jesus diz: “Na casa de meu Pai há muitas moradas”.
Ouvindo o Evangelho descobrimos que a casa de Deus tem lugares preparados para todos. Esta casa é diferente da nossa casa, ou de qualquer outra casa, apartamento ou mansão. É uma casa para a vida eterna (SEM SOFRIMENTO, ANGÚSTIA E INJUSTIÇAS).
E somente os que confiam no Senhor, os que são fiéis a Jesus poderão entrar.
As palavras de Jesus apontam para esta certeza. Porém, o pecado, nossas imperfeições impede-nos de entrar e habitar na casa do Senhor. Por isto, que Jesus intercede a Deus pelas nossas vidas. Por amor, Cristo morreu e ressuscitou, a fim de abrir a porta do Reino de Deus para nós.
Nossa fé em Cristo nos ajuda a enfrentar nossos medos e nos encoraja a superar as adversidades. Em Jesus encontramos conforto e esperança, assim também é na casa de Deus.
“credes em Deus, crede também em mim”. Amém.

crscapixaba-admin
Admin

Masculino Pontos : 1051
Reputação : 0
Data de nascimento* : 17/06/1986
Residência* Residência* : Jaraguá do Sul - SC

http://cristaoluterano.forumeiros.com

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: