Cristão Luterano
Bem-vindo Visitante!

IMPORTANTE! LEIA!

Faça seu cadastro e tenha liberdade para ler todos os tópicos do fórum Cristão Luterano. Aproveite o cadastro para conhecer e aprender.

_________________________
crscapixaba-admin
ADMINISTRADOR





Leia as CONDIÇÕES E REGRAS do Fórum:


Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Jeremias 1.4-10
Ter Jan 29, 2013 5:23 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 4.14-21
Ter Jan 29, 2013 5:15 pm por crscapixaba-admin

» 1 Coríntios 12.1-11
Ter Jan 29, 2013 5:12 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 2.15-21
Ter Jan 29, 2013 4:58 pm por crscapixaba-admin

» Lucas 3.15-17, 21-22
Ter Jan 29, 2013 4:44 pm por crscapixaba-admin

» Sofonias 3.14-20
Sex Dez 14, 2012 9:26 am por crscapixaba-admin

» 1 Tessalonicenses 3.9-13
Qua Nov 28, 2012 9:32 am por crscapixaba-admin

» Marcos 13.1-8
Ter Nov 20, 2012 10:05 am por crscapixaba-admin

» 1 Reis 17.8-16
Sex Nov 09, 2012 4:02 pm por crscapixaba-admin

Tópicos mais ativos

Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 16 em Sab Mar 30, 2013 10:02 am

5º domingo de quaresma - liturgia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

5º domingo de quaresma - liturgia

Mensagem por crscapixaba-admin em Qua Abr 13, 2011 11:28 pm




5º ENCONTRO- 5º DOMINGO DA QUARESMA 2011- Judica

Judica: Salmo 43.1: “Julga-me ó Deus”.

(vasilha com terra e várias sementes que serão usadas no Kyrie)


1- ACOLHIMENTO E INVOCAÇÃO
D- Desejamos as boas vindas a todos e todas. Que bom que podemos nos reencontrar novamente para este 5º encontro da época da Paixão, ou Quaresma, tempo em que as leituras bíblicas nos convidam a olhar para o sofrimento de Cristo e também para os nossos próprios sofrimentos. E, olhando para Cristo, somos animados e fortalecidos pelo seu exemplo de coragem e resistência diante do sofrimento. A Boa nova já nos convida a olhar adiante e nos alegrar com a vitória de Cristo sobre a morte. Agradecidos por isto, colocamos esta celebração , bem como nossas vidas , sob os cuidados e sob a proteção de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

2- HINO:
3- KYRIE
D- Sabemos que em nosso mundo e em nossas vidas existem muitas forças que aprisionam e sufocam. Para que a dor, o sofrimento não tomem conta de nosso mundo e de nossas vidas é preciso erguer a voz e resistir contra todas as forças que trazem a morte. Uma semente que não se abre e permite a saída dos brotos, fica só, seca e morre. No Evangelho de hoje, Cristo compara o cristão a uma semente. Nós somos como essas sementes. Quando nos abrimos diante de Deus e do mundo, expressando a nossa dor, adquirimos novas forças, nos tornamos árvore frondosa. Quando nos isolamos, nos calamos e resignamos diante dos sofrimentos, ficamos sós, secamos e morremos. Coloquemos diante de Deus as dores do mundo, para que surjam brotos de nova vida e de esperança. E após cada lamento, uma semente é colocada neste vasilhame com terra.

L1- Querido e bondoso Deus, nosso mundo está constantemente sendo ameaçado por guerras e conflitos armados. Pessoas inocentes vivem sob constante ameaça e medo por causa da ganância dos líderes políticos de países ricos que distorcem a verdade e querem a qualquer custo se apossar de suas riquezas. Colocamos esta semente na terra em memória de muitas pessoas
2
que já perderam suas vidas por causa da guerra. Clamamos juntos para que cresçam brotos de paz e de justiça em todo o mundo.

L2- Querido e bondoso Deus, a natureza e o meio ambiente estão gemendo por causa da nossa falta de consciência e cuidado. Deus criou tudo para nos dar condições de vida digna, no entanto, não cuidamos com responsabilidade desse maravilhoso presente que Deus nos dá. Colocamos esta semente na terra, reconhecendo nossa culpa e pedindo mais consciência para a preservação do meio ambiente.

L1- querido e bondoso Deus, as pessoas da Terceira Idade sofrem por causa do abandono, falta de saúde e falta de condições de uma vida justa e digna. Colocamos esta semente na terra, lembrando de todos os idosos que vivem em situação de abandono e desprezo e que brotos de respeito e dignidade possam crescer, trazendo esperança para todos os idosos de nosso país.

L2- Querido e bondoso Deus, muitas famílias agricultoras sofrem por causa da desvalorização do seu trabalho e da sua função. Por causa disso, muitos agricultores ficam desanimados e ficam sem perspectivas de uma vida melhor para si e seus familiares. Colocamos esta semente na terra, clamando em favor dos agricultores para que tenham melhores condições de vida e de trabalho.

L1- Querido e bondoso Deus, quantas pessoas estão à margem da sociedade e da comunidade. Estão sozinhas e abandonadas. Muitas estão desesperadas por causa da sua dor e sofrimento. São como uma semente oca por dentro e estão prestes a sucumbir. Colocamos esta semente na terra, cientes do nosso compromisso de sermos solidários com todos que se encontram nesta situação. Dá-nos força e coragem para cumprirmos fielmente nosso discipulado frente à realidade em que vivemos. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém

4- MOMENTO DE GRAÇA E PERDÃO
D- Rendemos graças ao Senhor, que por sua misericórdia reconciliou o mundo consigo através de seu Filho Jesus Cristo. Pedimos-lhe que faça de nós instrumentos do seu amor reconciliador. Que sejamos uma semente pronta a ser lançada na terra e produzir muitos frutos de perdão, justiça e amor. Amém

5- LEITURA RESPONSÓRIA DO SALMO 22.1-22

6- HINO

7- ORAÇÃO DO DIA
D- Senhor Jesus Cristo, salvador do mundo, louvamos-te com corações cheios de gratidão. A ti procuramos em tua angústia e morte. Faze com que o teu amor seja forte em nossos corações e que nem a alegria, nem a dor, nem a vida, nem a morte possam vencê-lo. Ajuda-nos a levar a ti nossos corações em sacrifício, entregando nossas vidas aos serviço em amor. Queiras dar-nos o reconhecimento de que não pertencemos a nós mesmos, e sim que somos propriedade do Pai no céu. Abre nossos corações e mentes para ouvirmos tua santa palavra e que possamos testemunhá-la adiante. Derrama, sobre nós, o teu santo Espírito. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém
8- LEITURAS BÍBLICAS:
Ezequiel 37.1-14 e Romanos 8.6-11
D- Em louvor à palavra recebida, cantamos:
Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.
Cristo me chama, ele é pastor, sabe meu nome, fala Senhor.
Sei que a resposta vem do seu ser, quero seguir-te para viver.
Mãos estendidas, pedem-me um pão, devo parti-lo com meu irmão.
9- Mensagem
Ler: João 12.20-33
Está chegando a hora de Jesus. Desde a narrativa do casamento em Caná (2.4) Jesus afirmara que sua hora ainda não havia chegado. Agora, porém, ela chegou: “Chegou a hora em que o filho Homem vai ser glorificado. Eu garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto” (12,23-24). Chegou o momento da glorificação
4
do Filho do Homem. E a glória de Jesus é completamente diferente da glória dos poderosos, pois sua glorificação acontece na cruz, momento em que consuma plenamente o projeto do Pai, que é liberdade e vida plena para todos.
Jesus se compara ao grão de trigo: para germinar tem de ser enterrado, mas o fato de desaparecer na terra não significa a destruição, e sim o lançamento de raízes para produzir vida. Assim é Jesus: será morto e sepultado. Mas a vida irá vencer.
O caminho de Jesus é o do serviço até a entrega total da vida. Quem quiser servi-lo deverá seguir o mesmo caminho: não tanto dar a vida por Jesus, mas entregá-la para que o povo tenha vida. Quem age assim, receberá honras de Deus.
Diante das ameaças de morte, Jesus sente uma grande aflição (v 27). A morte não é o caminho de Deus e sim a vida. A morte é o caminho dos poderosos que querem abafar a voz do Filho de Deus que veio trazer vida e esperança para os povos. Mas Jesus está disposto a ir até as últimas conseqüências: “foi para esta hora que eu vim” (12.27). Por isso pede que o Pai manifeste seu amor fiel. E a fidelidade do Pai se dá a conhecer: “Então veio uma voz do céu: “eu manifestei a glória do meu nome e vou manifestá-la de novo”.
A voz de Deus, entendida pela multidão como um trovão ou como a voz do anjo, é a manifestação de Deus na vida de Jesus, desde o início até o fim de sua missão. E sua missão é muito concreta: ele vai enfrentar e vencer o “príncipe deste mundo”, isto é, a sociedade injusta que o matará. Mas a sua morte, fonte de vida, atrairá todos a ele. A morte de Jesus, o inocente e o justo, será a condenação da própria sociedade injusta que o matou. A vitória de Jesus sobre a morte é o fim de todos os planos tolos e maus que querem impor medo e sofrimento nas pessoas. Jesus é o Messias que atrai todos a si, porque Ele não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo. E quem ouve o seu chamado, vai ao seu encontro; mas os injustos o rejeitam e se escondem dele.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO
1- O texto apresenta pessoas querendo ver Jesus. Por que Jesus atrai as pessoas?
5
2- Jesus se compara ao grão de trigo que precisa ser lançado à terra e morrer para produzir frutos. Aqui fica claro que Jesus tinha consciência de sua morte. Por que os poderosos queriam matar Jesus?
3- Como entendemos o vers. 25 onde diz: “Quem ama a sua vida, vai perdê-la; quem não se apega à vida, vai conservá-la para a vida eterna”?
4- No vers. 26 Jesus faz um convite: “Quem quiser me seguir, siga-me”. O que significa seguir a Jesus nos dias de hoje?
5- Diante das ameaças de morte, Jesus sente uma grande aflição. Quais são as nossas aflições hoje?

10-CELEBRAÇÃO DA ESPERANÇA
D- Professemos a nossa fé com as palavras da Afirmação de Fé Contemporânea
Todos: Creio no Deus vivo, Pai e mãe de toda a humanidade, que cria e sustenta o universo em poder e amor. Creio em Jesus Cristo, Deus encarnado na Terra, que nos revelou pelas palavras e atos, pelo seu sofrimento com os outros, pela sua vitória sobre a morte, como Deus é e como a vida humana deve ser. Creio que o Espírito de Deus está conosco agora e sempre, e que podemos experimentá-lo na oração, no perdão, na palavra, nos sacramentos, na comunhão da Igreja e em tudo o que fazemos. Amém.
11- HINO
12-AVISOS E COLETA
13-ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
D- Senhor Jesus Cristo, Salvador do mundo, agradecemos-te porque salvaste os pecadores pelo sacrifício de tua morte sem qualquer mérito de nossa parte. Grande foi o teu sofrimento, amarga foi a tua morte e inigualável foi o teu amor por nós. Tu, o Filho de Deus veio a nós, te curvaste sob o peso da cruz, tomando sobre ti a carga da nossa culpa. Agradecemos-te por tudo e te pedimos: faze
6
com que diariamente consideremos o teu sofrimento e a tua morte e que nos sirvam de bênção. Ajuda-nos a viver na certeza de que nos reconciliaste com o Deus Eterno. Santifica-nos com a tua cruz, fazendo de nós teu fiéis seguidores na alegria e na tristeza, ganhando a vida da tua graça e sendo levados à morada eterna do Pai. Intercedemos pelos países que estão sob ameaça de guerra e conflitos armados. Intercedemos pelas famílias que sofrem por causa da ganância de seus governantes. Lembramos daqueles que já perderam a vida de forma inocente e cruel. Consola os corações entristecidos e atordoados por causa da injustiça que sofrem. Abençoa os doentes, enlutados, marginalizados. Anima-os com o teu amor e concede-lhes o teu consolo e amparo. Faze de nós teus instrumentos na propagação da paz, da justiça e do amor no mundo. Por Jesus Cristo que nos ensinou a orar.

14- PAI NOSSO

15- BENÇÃO FINAL
D- O Senhor, nosso Deus continua chamando homens e mulheres para o trabalho do Reino, para, em Cristo reconciliar todas as coisas. Ele pergunta: “A quem enviarei e quem há de ir por nós?”

TODOS: Nós, motivados pelo Espírito Santo, respondemos com alegria, coragem e fé: “Eis-me aqui, envia-me a mim!”

D- Que a bênção do Deus Todo-poderoso , Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.

TODOS: Amém.
17- CANTO FINAL


Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
neste site faça donwload de liturgias e prédicas para o ano litúrgico
avatar
crscapixaba-admin
Admin

Masculino Pontos : 1051
Reputação : 0
Data de nascimento* : 17/06/1986
Data de inscrição : 16/03/2011
Idade : 31
Residência* Residência* : Jaraguá do Sul - SC

http://cristaoluterano.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum